31.7.06

The Carnival is Over - O Retalho n° 5

Retalho N°5 – A falta da pessoa querida.


Christian, Renato e Caio vão até a loja de aluguel de pessoas.

Dona da Loja
Olá rapazes! Faz um tempinho que não os vejo aqui!

Caio
Muito trabalho, muito trabalho.

Dona da Loja
Não é o que tenho ouvido por ai. Parece que as coisas não andam muito bem. Muito garoto na rua, aumento da insegurança, soube de uns três que foram direto pra caixa prego. Deviam trabalhar pra mim, aqui é bem mais seguro e garantido.

Caio
Ninguém nunca encostou a mão em mim.

Dona da Loja
E o olho roxo dele, o que é?

A Dona da Loja aponta para o olho de Renato, que abaixa um pouco a cabeça para que ela não veja o seu olho roxo.

Christian
Ele caiu, foi isso. Pode nos mostrar os catálogos?

Dona da Loja
Claro! Claro! Mas não se esqueçam, se quiserem trabalhar pra mim, a oferta está de pé.

Dona da Loja pega dezenas de pastas com fotos de milhares de pessoas e coloca sobre a mesa.

Dona da Loja
Então? O que vai ser hoje?

Caio
Hummm, eu vou querer uma amiga. Uma amiga bem estilosa, que conheça o mundo, de preferência a Itália. Que tenha bom gosto, que me leve em lugares chiques e interessantes.

Dona da Loja
Bem, veja essa pasta. Há umas amigas do jeito que você quer! E vocês?

Renato
Eu quero um irmão mais velho.

Dona da Loja
Boa escolha rapaz! Um irmão mais velho! Sabia que esse mês é promoção dos irmãos mais velhos. Como quer?

Renato
Quero que ele seja forte para me proteger. Que seja inteligente para me ensinar coisas. Quero um irmão bem carinhoso e que goste muito de mim.

Caio
Não tão carinhoso Dona, se não já sabe como termina essa história: incesto!

Renato
O que é incesto Christian?

Christian
Não se preocupe com isso. Se a nobre Senhora tomar todos os cuidados para que isso não aconteça, você não precisa saber, não é?

Renato
Como você mesmo diz: “nem tudo a gente deve saber”.

Christian
Isso Re, saber demais faz mal.

Dona da Loja
Temos todos esses. Olha que graça esse aqui! E você meu anjo?

Christian
Não sei ainda.

Caio
Escolhe um marido!

Renato
Um irmão mais velho pra te proteger.

Christian
Não. Hoje eu vou querer uma mãe.

Renato
Uma mãe? Mas você já não tem uma?

Caio
É Christian, a graça está em pedir o que não se tem. Dona, quero essa.

Caio aponta para a fotografia de uma jovem.

Dona da Loja
Boa escolha rapaz! E você? Já escolheu?

Renato
Esse!

A Dona da Loja vai até o microfone e chama pelas pessoas.

Dona da Loja
Aline G13 e Lucas Y78, por favor, compareçam na recepção.

Caio
Christian, tem certeza de que vai querer uma mãe?

Christian
Sinto falta da minha mãe.

Renato
Então vai falar com ela.

Christian
Não sei se quero falar com minha mãe o que eu poderia falar com essa mãe alugada.

Dona da Loja
Temos mães ótimas. Não quer ver o catálogo de mães? Faço um desconto.

Caio
Não faça isso! Procure a sua mãe! Fale com ela, certamente ela vai te entender.

Surge Aline e Lucas.

Lucas
Cadê o meu irmãozinho?

Renato
Tô aqui!

Lucas
Vem! Vou te ensinar como se joga basquete.

Renato
Basquete?

Lucas pega Renato e o vira de ponta cabeça, como irmãos mais velhos fazem com os mais novos. Saem da loja.

Aline
Caio meu querido! A quanto tempo! Como você está lindo!

Caio
E você? Nadinha diferente da fotografia!

Aline
Vamos comemorar esse mega reencontro! Que tal umas comprinhas na Oscar Freire?

Caio
Que tudo!

Caio e Aline também saem da loja. Christian tem na sua frente uma pasta enorme escrito “catálogo de mães”.

Dona da Loja
E ai?

Christian
Acho melhor não.

Dona da Loja
É, você é daqueles que não querem mais se enganar.

Christian
Não, não quero.

Dona da Loja
Boa sorte rapaz.

Christian sai da loja, começa a caminhar. Percebe uma de suas pernas se transformar numa perna de crochê. Dela, sai um cachecol enorme que se estende até esquina onde vira. Christian segue o cachecol. Passa pelo Copan, sobe a Consolação, a Avenida Paulista, passa pela 23, Ibirapuera, Sena Madureira. Vai seguindo o cachecol que sai da sua perna. Depois de muito andar, chega na rua onde moram os seus pais. O cachecol entra pelo portão e pela porta de entrada. Pela janela, vê se pai deitado no sofá vendo televisão e sua mão tecendo o cachecol que se estende, passa por debaixo da porta e termina na sua perna.

Christian (V.O)
Mãe!

Alguém que ele não consegue ver o rosto e de quem seus pais não se dão conta, se aproxima com uma tesoura, ameaçando cortar o cachecol. Christian bate na porta, tenta abrir, mas seus pais não ouvem. A misteriosa pessoa então, numa tesourada fatal, corta o cachecol.

Christian (V.O)
Não!

Ouve-se o choro de uma criança recém nascida.

Continua...

Nenhum comentário: